TAROT (Egípcio)
Arcano 1 - O Mago |
Atribui-se a origem do Tarot ao Grande Mestre Metraton, chefe da Sabedoria da Serpente, que foi conhecido nas Sagradas Escrituras como Profeta Enoque .
O Tarot é um Livro, cujos hieróglifos foram inscritos em pedra, e nele, se encerra toda Sabedoria Divina e nos ilustra o caminho de encontro à Deus.
É utilizado para a comunicação com a Divindade, abrindo um canal com os planos mais elevados de nossa própria Consciência Cósmica.
COMO É COMPOSTO?
O Tarot é composto por 78 cartas que se dividem em:
22 Arcanos Maiores
56 Arcanos Menores
ARCANOS = MISTÉRIOS
Os Arcanos Maiores correspondem ao Pai.
2+2=4 – O Imperador – O Íntimo, o Espírito, o Real Ser, o Pai.
Os Arcanos Menores correspondem à Mãe.
5+5=11 – A Persuasão – O Amor, a Deusa, a Natureza, a Mãe Divina.
RECOMENDAÇÕES
O Tarot é composto por simbologia e numerologia, portanto, ao estudar uma carta, devemos refletir sobre ambos.
Primeiro devemos estudar as cartas, uma por uma, conhecer seus símbolos, seu conteúdo, gravá-las na memória, e só então passar à prática de predição.
O Tarot é um Mestre, pois nos põe em contato com nossa Consciência Divina, nosso Mestre Interno.
Quando se consulta a um Mestre, temos que escutá-lo e obedecê-lo. Se não vamos obedecer é melhor não consultar.
PARA AVANÇAR NESSE ESTUDO NECESSITA-SE:
- IMAGINAÇÃO
- INSPIRAÇÃO
- INTUIÇÃO
É necessário intuição para jogar o Tarot e ao mesmo tempo jogando-o, desenvolve-se a intuição.
KABALA
O QUE É KABALA?
Usa-se o termo Kabala, ou Cabala, para referir-se ao esoterismo judeu. Sendo objeto de estudo do “eleito”, chamado "baale ha-kabbalah" (mestres da Cabala). Os estudantes da Kabala tornaram-se mais tarde conhecidos como “maskilim” (iniciado).
A "Kabala" é portanto, uma Filosofia Esotérica, que visa conhecer a Deus e ao Universo. É a Gnosis dos Antigos Hebreus, a "Chokmah" cabalística (sabedoria), a Sophia gnóstica (sabedoria).
A Kabala é a Ciência dos números, e nos ensina a compreender a Deus através dos mesmos, já que o Universo, como emanação dele, é regido pelas leis do número, peso e medida.
ORIGENS DA KABALA
Atribui-se a origem da Kabala, aos antigos Hebreus, porém a mesma se perde na Noite dos Séculos, sendo associada ao Grande Mestre Metraton, que foi conhecido nas Sagradas Escrituras como Profeta Enoque, ao qual também se atribui a origem do Tarot Egípcio.
Dentre a literatura Judaica, destaca-se: O Tannak (antigo testamento), o Zohar (“Esplendor”, comentário místico sobre o Torah), o Midrash, o Talmmud (narrativas de tradição oral), mas o mais importante livro sobre a Cabala é o Sepher Yetsirah (Livro da Formação), que descreve o mundo como emanações de Deus.
Essas sucessivas emanações, são representadas através da “Árvore da Vida”, mais famoso hieróglifo cabalístico.
A Árvore da Vida ou A Árvore Sephirótica |
A ÁRVORE DA VIDA
A Árvore da Vida é o mais importante e conhecido hieróglifo cabalista.
Nela, estão representadas em esferas (Sephirothes, ou Sefiras), as sucessivas emanações ou desdobramentos da Divindade, nos distintos níveis de consciência, ou “dimensões”.
Essas dimensões fazem parte tanto do Universo exterior quanto do nosso Universo interior, conforme a máxima hermética: “Como é em cima, é em baixo!” “Como é dentro, é fora!”
O Kabalista busca em última síntese, através da Iniciação nos Mistérios, adquirir domínio e consciência em cada Sephiroth, galgando passo a passo níveis cada vez mais elevados de consciência, chegando ao conhecimento mais profundo da Divindade.
NUMEROLOGIA
A CIÊNCIA DOS NÚMEROS
Os números são entidades vivientes. Pensar no número apenas como o decimal, ou o símbolo que o representa é o mesmo que imaginar que somos a “roupa” que vestimos.
Nosso sistema métrico decimal contém dez números que vão do zero ao nove. Cada um deles tem sua vibração, seu poder, e corresponde a um Sephiroth. Podemos usar o Tarot, para recordar o significado de cada um deles, pois ele traduz em símbolos o conteúdo dos números.
Os números se formam à partir de duas figuras geométricas: O Círculo, que representa o infinito, o espírito; e a Cruz, que representa os quatro estados ou elementos da matéria: Fogo, Ar, Água e Terra. Quando colocamos a cruz dentro do círculo, nascem os números.
O NÚMERO 1
É o Sol, o Astro Rei, aquele que nos dá a vida, é a Sabedoria do Pai, é a coroa, porque o Ancião dos Dias é o Rei, aquele que leva o Poder sobre a Natureza.
O NÚMERO 2
O n° 1 se desdobra na dúada, o n° 2 é a primeira Trimurte em seu segundo aspecto o Cristo. É a arvore Kabalistica, é o Filho, o Cristo.
O NÚMERO 3
O n° 3 é a produção tanto material como espiritual. A realização de nossos próprios anelos, aspirações idéias. Porém, se queremos frutificar, lograr o êxito, temos que manejar o 3 com inteligência, porque no 3 existe Harmonia, Arte, e Beleza.
O NÚMERO 4
No n° 4 encontramos a perícia em qualquer ramo, ordem, autoridade. É o Imperador da Kabala, significa estabilidade, é a base para o que queremos, seja para formar um Lar, negócios, viagem, emprego, etc. O que se requer ter tem que ser sólido perfeito.
O NÚMERO 5
O n° 5 na Kabala é o Hierofante, o rigor, a Lei. É a Estrela de cinco pontas, a Pentalfa, o Homem.
O NÚMERO 6
Temos que cinzelar a Pedra Bruta até deixá-la perfeita. O n° 6 encontramos as volições eróticas, as idéias de ornato, a reciprocidade, a fertilidade, a amorosidade.
O NÚMERO 7
O n° 7 é eficiência, integridade, concentração, clemência, ânsia, de vida ascendente. O n° 7 é o Arcano da Vitória, do Triunfo.
O NÚMERO 8
O n° 8 é a oitava, no n° 8 estão contidas as Leis de Evolução e Involução. “Sempre que queremos subir, temos que baixar.”
O NÚMERO 9
O n° 9 é o Eneágono, é a Nona Esfera, está relacionada com Marte. O trabalho na Nona Esfera tem um objetivo, criar Corpos Solares.
O NÚMERO 0
Por último temos o Zero, este é a Eternidade, o Espírito Universal de Vida.
Urgência Interior é aquilo que devemos desenvolver nessa vida. É calculada somando-se a data de nascimento (dia, mês e ano).
Ex.: Victor Manuel Chavez, nasc. 17/11/1921
Dia 17: 1+7=8
Mês 11: 1+1=2
Ano 1921: 1+9+2+1=13: 1+3=4
Dia+Mês+Ano: 8+2+4=14: 1+4=5
Analisar número e arcano 5.
É o rigor, o estudo, a ciência, análise, investigação, o intelecto. Essa urgência o faz raciocinativo.
TÔNICA FUNDAMENTAL
Tônica fundamental é a tônica, o objetivo, o rumo que devemos dar a essa vida. É calculada somando-se a urgência interior com o número de letras do nome completo.
Ex.: Victor Manuel Chavez Caballero, nasc. 17/11/1921
Urgência interior: 5.
Número de letras do nome completo: 27. 2+7=9
UI+Número de letras: 5+9=14. 1+4=5
Tônica Fundamental: 5
É o rigor, o estudo, a ciência, análise, investigação, o intelecto. Essa urgência o faz raciocinativo.
BIBLIOGRAFIA PARA ESTUDO
V.M. Samael Aun Weor; Tarot e Kabala.
V.M. Samael Aun Weor; Curso Esotérico de Kabala.
Dion Fortune; A Cabala Mística.
Zohar.
Sepher Yetzirah.
COMO JOGAR TAROT EGÍPCIO? - PRINCÍPIOS
Assista aqui, na íntegra, a uma palestra da AGEACAC sobre Tarot, Kabala e Numerologia.
Duração total: 1 hora
Estas são algumas informações da conferência pública "Tarot, Kabala e Numerologia". Visite o site da AGEACAC e procure a sede mais próxima de sua casa para mais informações.